Alguns processos fabris, como resfriamento industrial, lavagem de tanques ou geração de vapor, produzem rejeitos com propriedades químicas e físicas que precisam ser devidamente tratados antes de serem despejados na natureza.
Visando minimizar esses impactos no ecossistema, há algumas décadas, o tratamento de efluentes industriais se tornou um processo necessário e obrigatório por lei no país. Dessa forma, as indústrias precisam dar um destino adequado aos rejeitos, evitando que sofram sanções legais, com impacto negativo nos negócios.
Para atender às demandas desse setor, a Messer Gases, empresa referenciada no mercado nacional e internacional, fornece soluções que aumentam a capacidade de tratamento de efluentes líquidos.
São produtos e serviços que geram benefícios e vantagens ao cliente e ao meio ambiente e refletem na sociedade, conforme mostraremos no decorrer deste artigo. Mas, antes de falarmos desses resultados e como a Messer trabalha para torná-los possíveis, vamos apontar os principais desafios encontrados no tratamento de efluentes industriais.
Confira!
Desafios no tratamento de efluentes industriais
São vários os segmentos da indústria que geram efluentes, assim como são muitos os tipos de resíduos descartados que podem afetar a rede de esgoto ou mesmo o tratamento da água realizada nas ETEs (estação de tratamento de efluentes) industriais, impactando o meio ambiente.
Uma pesquisa da Agência Nacional de Águas (ANA) alerta que, por dia, são lançadas 5,5 mil toneladas de efluentes não tratados nos rios, reservatórios de água, mananciais e lagos do país, afetando diretamente a saúde pública.
O descarte incorreto provoca não apenas poluição do meio ambiente, como dissemina doenças, tais como: alergias, hepatite, leptospirose, câncer, entre outras, podendo, inclusive, ser fatal.
Além dos problemas ambientais e sanitários, existem os legais. A legislação brasileira para o descarte de efluentes industriais é quase tão rígida quanto a dos países europeus, com sanções penais e administrativas rigorosas em relação a condutas que prejudicam o meio ambiente.
Principais barreiras do tratamento de efluentes industriais
Seja por responsabilidade socioambiental ou por cumprimento de leis ambientais, essas empresas devem providenciar o tratamento dos seus efluentes. Uma operação de alta complexidade e que requer conhecimento técnico, além de planejamento.
As principais barreiras encontradas pelas indústrias no tratamento dos seus efluentes são:
- Desinformação sobre as leis vigentes relacionados a crimes ambientais;
- Desconhecimento técnico sobre os processos de tratamento de efluentes industriais;
- Dúvidas em relação ao correto cumprimento das exigências das entidades regulamentadoras, como a Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) e o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama);
- Escolha das soluções adequadas para o tratamento de efluentes industriais;
- Gastos com manutenção, devido à corrosão causada por alguns produtos utilizados no processo de neutralização do potencial hidrogeniônico (pH);
- Custo operacional.
Como a Messer ajuda sua empresa no tratamento de efluentes industriais?
O tratamento de efluentes industriais é uma das alternativas mais econômicas, seguras, eficazes e sustentáveis.Os Serviços SPOTs realizados por empresas com know-how e experiência no mercado, como a Messer, podem auxiliar com a utilização de oxigênio puro em sistemas biológicos, bem como ajuste de pH com CO2 podendo aumentar a capacidade de tratamento e/ou manutenção dos sistemas de aeração existentes.
Os serviços e produtos fornecidos pela Messer são realizados de forma personalizada, considerando o perfil do cliente, como o tipo de resíduo produzido ou o espaço dedicado à operação, se em uma ETE on-site (estação própria) ou off-site (terceirizada).
O planejamento é elaborado por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais habilitados e experientes, entre técnicos e engenheiros químicos, seguindo as seguintes etapas:
- Coleta: onde os especialistas coletam amostras do efluente para a realização da análise em laboratório;
- Análise: onde são estudados os parâmetros que representam a carga orgânica e a carga tóxica dos efluentes;
- Diagnóstico: quando são identificados os tipos de resíduos a ser tratados;
- Indicação do tratamento: quando os especialistas apontam qual é a melhor solução a ser utilizada, de acordo com a carga poluidora e a presença de contaminantes;
- Execução do tratamento: trata-se da operação em si, que consiste na aplicação da solução gasosa para a neutralização do pH do efluente líquido em questão, tornando-o apto ao descarte, sem prejuízo ao meio ambiente.
Todo esse processo é realizado de forma segura e confiável, do início ao fim da operação, dando ao cliente total tranquilidade e permitindo que use o tempo disponível para focar em seus negócios.
Neutralização de pH com CO2
A neutralização do pH é uma das etapas do processo de tratamento de efluentes líquidos. É nessa operação que os resíduos têm a acidez corrigida, por meio de reação química, deixando o líquido tratado em condições de posterior tratamento, reuso ou descarte.
A neutralização com CO2 segue, de forma simplificada, os seguintes passos:
- o gás é dissolvido em H2O, reduzindo a reação de equilíbrio;
- a adição do CO2 à água forma o ácido carbônico (CO2 + H2O = H2CO3);
- ao ionizar-se, libera H+;
- a reação do H+ com os íons OH-, por fim, neutraliza o efluente.
Existem duas formas de utilizar o CO2 no tratamento de efluentes: manual e automatizado. A segunda opção é mais indicada, tanto pelo volume de resíduos produzidos pelas indústrias quanto pela precisão oferecida pelos sistemas de controle, que dosam a quantidade de gás necessária para neutralizar o pH.
Os processos manuais estão sujeitos a erros humanos, e a padronização é mais difícil de ser alcançada.
Benefícios do CO2 no tratamento de efluentes industriais
É comum o mercado usar no tratamento de efluentes líquidos o ácido sulfúrico (H₂SO₄) e o clorídrico (H₂O:HCl), pelo preço mais em conta desses produtos. No entanto, os especialistas da Messer indicam o uso do CO2.
O dióxido de carbono tem sido uma das soluções utilizadas por indústrias para neutralizar o pH de efluentes líquidos, não apenas pela economia obtida (mesmo sendo o seu valor unitário maior que o dos ácidos), mas pela amplitude de benefícios e vantagens gerados durante o processo. Entre as muitas vantagens do CO2, podemos destacar que ele é:
Mais eficiente
Além de não ser necessário grandes volumes para chegar ao nível de neutralização do efluente, como acontece com os ácidos, o CO2 é mais prático de ser usado, já que não necessita de nenhuma fonte de energia extra e é facilmente adaptável a qualquer tipo de tanque.
Outra vantagem é o fato do gás ter uma curva de neutralização suave, impedindo a acidificação excessiva. Com o uso de outros ácidos, também há formação de sais como cloretos, sulfatos, entre outros, permitindo uma regulação mais controlada. Por conta da ação de tamponamento natural, o CO2 é eficaz até o pH de 6.
Mais econômico
Mais uma vez, a questão da menor quantidade de CO2 necessária para o tratamento, em relação aos ácidos minerais, o torna mais econômico e competitivo.
A utilização do gás também reduz os custos com manutenção, já que o CO2 não corrói as tubulações, tanques e equipamentos.
Mais seguro
O CO2 é uma solução que oferece mais segurança que os ácidos inorgânicos, fortes. O primeiro deles está relacionado ao armazenamento do gás, que por ser mantido em cilindros ou armazenado em tanques, a granel, possibilita a dosagem remota, sem contato direto com o produto ou bombas.
Outro fato que o torna seguro é que, por ser um produto orgânico, evita problemas com queimaduras, muito comum no manuseio de ácidos inorgânicos. Além disso, quando dissolvido em água, forma H2CO3, como já visto, um ácido fraco e orgânico, permitindo que seja manipulado sem risco para os operadores.
Além disso, o fato da diminuição do pH acontecer de forma mais gradativa com o CO2, fazendo com que o controle seja feito de forma mais precisa e garantindo uma neutralização de qualidade, sem riscos à segurança sanitária.
Com os ácidos inorgânicos/minerais, o processo é diferente: além dos problemas de corrosão, geram vapores tóxicos, sendo muito mais arriscado manuseá-los.
Mais sustentável
O CO2 se torna uma alternativa mais sustentável por não gerar poluição secundária durante a neutralização e por fazer parte das políticas ambientais atuais (ESG). No processo químico, o dióxido de carbono fica preso, de forma permanente, em forma de hidrogenocarbonatos, que são substâncias neutras e inertes, reduzindo o impacto ambiental, pois evita a sua reemissão para a atmosfera.
Já os ácidos fortes produzem poluição secundária salina, tendo, portanto, um maior impacto sobre o meio ambiente.
Diferenciais de contar com a Messer como fornecedora
Atuante há 120 anos, a Messer Gases tem disponibilizado um amplo e completo portfólio de produtos e serviços para atender indústrias brasileiras de todos os portes e dos mais variados ramos de atividade no tratamento dos efluentes industriais líquidos.
A multinacional alemã conta com cerca de 40 unidades no Brasil e tem grande know-how nas áreas de aplicação de gases industriais, especiais e medicinais. Segurança e confiança são as marcas de seus produtos e serviços, fazendo da Messer a melhor fornecedora do país.
As soluções da Messer para tratamento de efluentes vão além do convencional, atendendo empresas com capacidade ampliada na operação em diversas situações, tais como:
- expansão industrial;
- alteração do perfil do efluente;
- absorção de picos de produção;
- ou restrições por parte dos órgãos ambientais.
É com essa expertise que a empresa realiza suas operações, analisando, diagnosticando e indicando as melhores soluções, de acordo com a necessidade do cliente, tais como:
- Gases puros e misturas de qualidade e com certificados;
- Soluções personalizadas para sua necessidade;
- Treinamento e consultoria com especialistas;
- Foco em pesquisa e inovação.
“Além da alta qualidade dos gases produzidos, segurança e confiança impressas nos serviços, nosso atendimento é de excelência, com equipes disponíveis 24 horas por dia e garantia de reabastecimento do seu estoque de CO2”, finaliza Márcio Oliveira.
Fale com nossos especialistas
Precisando fazer o tratamento dos efluentes líquidos de sua indústria, contando com todos os benefícios e vantagens das soluções Messer Gases?
Clique aqui e conheça nossos gases industriais.
Para mais informações, consulte nossos especialistas.