A partir do momento em que um alimento é colhido na natureza, começa uma corrida contra o tempo para que ele seja consumido antes que se deteriore. Esse processo acontece como consequência da ação de micro-organismos e de fatores externos, como as condições de higiene e temperatura, por exemplo.
Antes, os conservantes eram muito adotados como solução prática e econômica para prolongar o shelf life dos alimentos. Contudo, esses químicos não têm sido bem-vistos pelos consumidores, que desenvolveram hábitos mais saudáveis e, por isso, estão mais criteriosos em suas escolhas.
Por isso, o processo industrial de embalagem de alimentos tem como objetivo prolongar o frescor natural dos alimentos, preservando a sua qualidade e o seu sabor, sem se esquecer da segurança para o consumo. Tudo isso é feito com o auxílio de gases industriais, de forma segura e ecológica.
Algumas dessas soluções são oferecidas pela Messer Gases, com o congelamento criogênico e a modificação da atmosfera das embalagens de alimentos. Confira como levar essa inovação em produção e processo à sua indústria!
Prejuízos causados por falhas em sistemas de embalagens
A ausência de uma embalagem eficaz ou falhas em sua confecção podem trazer uma série de prejuízos, tanto para a qualidade do produto quanto para os seus consumidores.
Quando não estão bem armazenados, os itens alimentícios podem sofrer deterioração antes do previsto, acumular micro-organismos e afetar a qualidade do produto. Para a indústria, é normal que esses problemas ocasionem devoluções e até multas pela vigilância.
Confira os principais problemas encontrados em indústrias de alimentos e bebidas e que podem afetar a comercialização dos produtos:
Proliferação de micro-organismos
A atmosfera presente dentro da embalagem de um alimento é igual à atmosfera terrestre, caso não receba nenhum tipo de tratamento. Ou seja, bactérias e micro-organismos continuam vivos ali, produzindo toxinas e degradando os alimentos.
Essa ação de micro-organismos afeta a vida do produto na prateleira, fazendo com que ele se torne perecível com maior rapidez.
Diminuição do tempo de prateleira
A presença de micro-organismos, além de diminuir a qualidade e a segurança do alimento, acelera o seu processo de degradação, o que diminui o tempo de prateleira do produto.
Sendo assim, quando há falhas nas embalagens, o tempo de prateleira reduz consideravelmente e pode gerar prejuízos em cadeia: desde o comerciante e o revendedor até mesmo à sua empresa.
Intoxicação alimentar
O cliente que consome um alimento em processo de degradação pode sofrer com intoxicações alimentares. Quando isso é detectado, é comum que os clientes peçam reembolso ou até mesmo façam denúncias sobre a qualidade dos seus produtos.
Pode haver retirada de lotes do mercado e a ocorrência de multas por parte da vigilância sanitária – que pode afetar também o comerciante.
Redução da qualidade do produto
A indústria alimentícia está sempre preocupada em oferecer o melhor produto. Contudo, quando há erros no processo de embalagens, é comum que haja perda do sabor, da textura e até da cor do alimento.
Além de afetar a qualidade oferecida, pode causar rejeição por parte do consumidor, que não vê ali um alimento saudável e apetitoso. Isso porque o produto, quando está na gôndola, é escolhido por seus atributos e qualidade, mas também pela apresentação visual. Ou seja, a embalagem corresponde a outro fator decisivo.
Má reputação da marca
Quando o sabor e a textura são afetados, a sua experiência com o consumo se torna negativa, o que pode fazer com que ele deixe de consumir outros produtos da marca.
Essa é uma das maiores causas de reclamações e rejeições a uma marca. Hoje, com a tecnologia, essas informações se espalham cada vez mais rápido e são consideradas como decisivas para o cancelamento de um produto ou de uma empresa pelos clientes.
Como usar a tecnologia para a conservação dos alimentos
Diante desse cenário, a Messer vem investindo em soluções inovadoras para a conservação de alimentos, preservando a qualidade, o frescor, o sabor, a textura e a segurança.
Buscamos sempre novas tecnologias e aprimoramento de técnicas para que sua empresa possa oferecer produtos naturais, conservados e saudáveis aos consumidores.
Confira as três soluções mais usadas pelos clientes Messer que preservam alimentos de forma natural com o auxílio dos gases:
1 – Congelamento/resfriamento criogênico
O congelamento criogênico é feito em alta velocidade, garantindo que a água no interior e no exterior do produto congele ao mesmo tempo. Dessa forma, são evitados rompimentos de células, fazendo com que o alimento tenha a mesma qualidade depois de descongelado.
Essa forma de congelamento ou resfriamento mantém o frescor e o sabor dos alimentos, como se eles não tivessem sido congelados.
2 – Injeção de nitrogênio líquido
O nitrogênio é o gás mais frio do planeta em estado líquido, o que o torna perfeito para o resfriamento de alimentos. Ao ser injetado em um produto, o congelamento acontece quase instantaneamente, evitando a sua desidratação e a perda de nutrientes.
Essa técnica também evita o surgimento de cristais de gelo na superfície do alimento e pode ser aplicada em diversos alimentos combinando as tecnologias Messer em aplicações.
3 – Atmosfera modificada
A atmosfera modificada é feita por meio da injeção de gases dentro da embalagem. Assim, a atmosfera é alterada de modo a inibir a proliferação de bactérias e micro-organismos.
Assim, o processo de degradação é desacelerado, o que aumenta o seu tempo de prateleira. Além disso, o processo ajuda a diminuir e até mesmo excluir os conservantes da formulação, deixando o alimento mais fresco e saudável.
Conheça as soluções Messer de inovação na indústria de alimentos e bebidas
A Messer Gases Brasil é a maior empresa de gases de capital privado do mundo e, em mais de um século de história, vem desenvolvendo soluções inteligentes e tecnológicas para indústrias de diversos segmentos.
Para a conservação de alimentos, a empresa trabalha hoje com três soluções, sobre as quais você confere mais detalhes a seguir.
1 – Cryoserve
O Cryoserve é um sistema à base de nitrogênio líquido para congelamento e resfriamento de alimentos, desenvolvido pela Messer. Usando os equipamentos da linha, a sua indústria passa a ter processos mais produtivos, além de diminuir as perdas e garantir produtos com melhor controle de qualidade.
Essa técnica de congelamento preserva o frescor, o sabor e a cor dos alimentos e pode ser aplicada a uma série de produtos:
- carnes e derivados;
- laticínios;
- peixes e frutos do mar;
- refeições prontas;
- massas;
- produtos de panificação.
2 – Kryojector
O Kryojector é um equipamento desenvolvido pela Messer para a injeção de nitrogênio líquido na parte inferior dos misturadores de alimentos. Ele ocupa um espaço pequeno na indústria e pode ser instalado tanto em equipamentos novos quanto naqueles já existentes na empresa.
Com essa solução, a sua indústria evita desperdício, diminui o retrabalho e produz alimentos de maior qualidade. Essa tecnologia pode ser aplicada em diversos produtos, como:
- nuggets;
- hambúrgueres;
- sopas;
- molhos;
- purês;
- comidas para bebês.
3 – Gourmet
A Linha Gourmet é a solução da Messer em atmosfera modificada que inibe a deterioração natural dos alimentos, preservando a qualidade, o frescor, o sabor e a textura. Além disso, a linha traz benefícios para a distribuição dos produtos, que podem ser entregues com menos frequência e em distâncias maiores.
Fale com a Messer
Leve inovação e tecnologia para sua indústria. Com as soluções Messer, é possível melhorar a qualidade dos produtos embalados, aumentando o tempo de prateleira, e elevar sua posição no mercado como uma opção sustentável, natural e econômica.
Para conhecer melhor as nossas soluções para conservação de alimentos, entre em contato com o nosso time de especialistas.