A indústria alimentícia precisa lidar com clientes cada vez mais exigentes, tanto em relação ao sabor quanto à qualidade dos produtos. Já os mercados buscam alternativas com maior tempo de exposição na prateleira, pois isso evita perdas e outros transtornos.
É por isso que é tão importante que as técnicas de congelamento utilizadas pelos fabricantes estejam alinhadas às demandas do mercado e da cadeia produtiva. E é aí que entra o congelamento criogênico, uma técnica mais rápida e que conserva melhor os alimentos.
Neste artigo, você vai entender melhor como funciona o congelamento criogênico e conferir o case de sucesso de um cliente da Messer Gases que conseguiu reduzir em seis horas o tempo de produção de salgados.
Boa leitura!
Congelamento criogênico: o que é e como funciona?
No congelamento tradicional, a temperatura dos alimentos é reduzida até certo ponto. Então, a água contida nos produtos se transforma em gelo. Depois disso, a temperatura é reduzida ainda mais até atingir o ponto de congelamento final, que gira em torno de –18 °C.
Esse é o processo mais utilizado nas indústrias, mas que não consegue conservar bem as propriedades do alimento, como sabor, frescor e textura. Isso acontece porque, com essa técnica, a água no interior das células congela primeiro, rompendo as suas paredes.
O congelamento criogênico funciona de forma diferente. Gases como dióxido de carbono ou nitrogênio são utilizados no congelamento por conta das suas baixíssimas temperaturas, assim, é possível fornecer grande energia para o processo, acelerando o congelamento e conservando o produto da melhor forma. Com isso, garante-se que a água no interior e no exterior das células congele ao mesmo tempo – com isso, não há rompimentos ao longo do processo.
Benefícios de utilizar o congelamento criogênico para salgados
Um dos grandes benefícios do congelamento criogênico é a velocidade do processo, que se torna muito mais rápido do que o congelamento mecânico. Além disso, a técnica tem outras vantagens, como:
- preservação do sabor e do frescor dos alimentos;
- redução de desperdício;
- redução de estoque;
- menos gastos com energia elétrica (a depender do processo e equipamentos utilizados pela empresa);
- otimização do espaço necessário para o congelamento;
- menor perda por exsudação do produto no descongelamento.
Quais tipos de salgados podem se beneficiar desse método?
O congelamento criogênico é indicado para diversos tipos de alimentos, como proteínas animais, vegetais e produtos de panificação. Os salgados também podem se beneficiar desse método. Veja alguns exemplos:
- quibes;
- coxinhas;
- batatas fritas;
- risoles;
- camarão empanado;
- bolinhos;
- esfirras;
- pastéis;
- entre outros.
Case de sucesso: saiba como reduzimos o tempo de congelamento de salgados em seis horas
Uma fábrica de salgados utilizava a técnica tradicional de congelamento em seus produtos, o que exigia uma produção com várias etapas, muito manuseio das unidades e a utilização de muitos materiais, como bandejas e carrinhos.
Todo esse equipamento ocupava muito espaço, o que atrapalhava ainda a movimentação das pessoas envolvidas na operação.
A produção dos salgados durava mais de um dia inteiro, sendo que apenas o tempo para o congelamento das unidades variava entre seis e oito horas, a depender do tipo de salgado.
A Messer foi chamada para ajudar no processo de automatização da produção dessa fábrica. Com as suas soluções em congelamento criogênico, a empresa criou uma linha de produção contínua otimizada.
O resultado foi a redução de um dia inteiro de produção e congelamento para um processo com duração total de uma hora e meia, contando desde a formatação dos itens até o seu congelamento, passando pelo crusting, empanamento e pré-fritura.
Dessa forma, o tempo que ficou “disponível” pode ser aproveitado para o aumento de outras demandas e até atendimento de novos consumidores.
Tenha destaque no mercado alimentício com a Messer
A Messer gases é a empresa mais inovadora no segmento de gases do mundo e desenvolve soluções em processos e em equipamentos para garantir a produtividade e a qualidade para as indústrias do setor alimentício.
As soluções da Messer estão presentes em todo o mundo, e a alta tecnologia empregada oferece benefícios, como redução de custos e melhor experiência para os clientes.
Para o congelamento criogênico, a Messer disponibiliza equipamentos com diversas patentes, priorizando tecnologias para melhora de eficiência e total sanitização, além dos gases necessários para o processo.
Com essa solução, os processos de congelamento são mais rápidos e eficazes, trazendo maior produtividade para a operação e qualidade para os produtos.
Diferenciais de ser um cliente Messer
A Messer é a maior empresa de capital privado do segmento de gases do mundo e tem mais de cem anos de mercado. Hoje, ela atua na Europa, na Ásia e nas Américas, com uma robusta operação no Brasil.
Além de soluções inovadoras e produtos de altíssima qualidade, a Messer oferece um atendimento diferenciado aos seus clientes, tanto no momento da venda quanto no pós. É por isso que a empresa tem clientes de renome no mercado de alimentos, em diversos nichos, e não para de conquistar mais espaço.
Fale com nossos especialistas para ter a melhor solução do mercado no seu negócio.
Leia mais conteúdos como este em nosso blog: