Atmosfera modificada e criogenia são duas soluções que oferecem inúmeros benefícios para conservação de alimentos. A primeira, como o nome indica, modifica a atmosfera no interior das embalagens, tornando o ambiente menos propenso para a proliferação de micro-organismos.
Já a criogenia é uma técnica de congelamento ultrarrápido, que preserva as características do produto e aumenta o seu tempo de prateleira.
Ambas podem ser aplicadas na indústria de alimentos e trarão benefícios para os mais diversos setores da empresa, desde a produção até a percepção dos clientes. Contudo, existem especificidades a depender do tipo de produto, da embalagem e da temperatura de conservação.
Entenda, neste artigo, as principais vantagens de cada uma dessas técnicas, os casos indicados para uso de cada uma e como a Messer pode ajudar sua indústria a obter os melhores resultados em qualidade de preservação alimentícia.
O que é criogenia industrial?
A criogenia é o uso de baixas temperaturas e a análise do que acontece com os materiais quando eles são expostos a essas alterações. Na indústria, o processo é utilizado para diversos fins, desde a produção de combustíveis até a conservação de vacinas.
Na indústria alimentícia, a criogenia é utilizada para acelerar o processo de congelamento dos alimentos. No método tradicional, que é lento, a água contida nos alimentos é cristalizada de forma gradativa, resultando em formação de grandes cristais de gelo devido ao rompimento da célula pelo excesso de tempo exposto ao frio.
Assim, o congelamento tradicional prejudica a qualidade do produto, fazendo com que haja perda de consistência e de nutrientes após a preparação para o consumo.
Por outro lado, no congelamento criogênico, a água é cristalizada de forma ultrarrápida ao ser exposta a temperaturas muito baixas, o que evita a formação de cristais grandes.
Dessa forma, quando os alimentos são descongelados e preparados para o consumo, as características naturais como sabor, textura e cor, são preservados. Assim, todos os nutrientes do produto são mantidos.
Benefícios da criogenia para indústrias alimentícias
- Flexibilidade no processo produtivo, pois permite o ajuste de velocidade e temperatura;
- Redução de desperdício;
- Redução do custo de manutenção;
- Otimização do espaço necessário para o congelamento;
- Otimização da mão de obra;
- Melhoria da distribuição logística;
- Redução dos gastos com energia elétrica;
- Manutenção do shelf-life do produto.
O que é a atmosfera modificada em processos industriais?
A atmosfera modificada é uma técnica utilizada para evitar a proliferação de micro-organismos nos alimentos, prolongando o seu tempo de prateleira.
A modificação da atmosfera é necessária porque, quando não há nenhum tipo de tratamento, o ambiente interno das embalagens é igual ao terrestre. Ou seja, bactérias e microorganismos podem continuar vivos, produzindo toxinas e degradando os produtos.
Com a aplicação da técnica de atmosfera modificada, gases são introduzidos nas embalagens para impedir ações de micro-organismos que degradam os alimentos.
Dessa forma, a principal vantagem da atmosfera modificada para a indústria de alimentos é a manutenção e/ou aumento shelf-life dos produtos. Isso porque os produtos conseguem manter a qualidade, o sabor e as características originais por mais tempo.
Benefícios da atmosfera modificada em alimentos
- Diminuição do uso de aditivos e conservantes;
- Aumento da produtividade;
- Melhoria nos processos de fabricação;
- Redução de devoluções;
- Melhor processo logístico e de distribuição para locais mais distantes;
- Maior satisfação dos clientes;
- Personalização das embalagens e do processo de branding;
- Melhoria da imagem da marca no mercado;
- Aumento no market share.
Qual é a diferença entre atmosfera modificada e criogenia?
Apesar de a atmosfera modificada e a criogenia serem técnicas de conservação de alimentos, há algumas diferenças entre ambas.
A atmosfera modificada é utilizada no momento da embalagem dos alimentos, para produtos que não estejam congelados, podendo ser em temperatura de resfriados ou ambiente.
Dessa forma, a atmosfera modificada é indicada para:
- bandejas de cortes de carnes e aves;
- peixes;
- chips;
- salgadinhos;
- massas congeladas;
- sanduíches naturais.
Já a criogenia é uma técnica de congelamento, portanto, só pode ser aplicada a alimentos que serão conservados em baixas temperaturas.
O congelamento criogênico pode ser aplicado em:
- proteínas animais;
- proteínas vegetais;
- produtos de panificação;
- salgados;
- sobremesas;
- molhos;
- massas;
- frutas;
- refeições prontas.
Quer levar esses processos para a sua indústria? Conheça as soluções Messer
A Messer Gases é a maior empresa de capital privado do segmento no mundo, atuando em diversos continentes e com uma operação robusta nos setores industriais e medicinais.
A empresa oferece soluções inovadoras e tecnológicas tanto em atmosfera modificada quanto em congelamento criogênico, que vêm ajudando indústrias alimentícias a melhorar os seus resultados e a conquistar mais espaço no mercado.
Confira, a seguir, como a Messer pode ser útil nos processos de conservação dos seus produtos.
Linha Cryoserve: congelamento criogênico de alimentos
A linha Cryoserve da Messer é um sistema à base de nitrogênio líquido para o congelamento ou o resfriamento de alimentos, que preserva o frescor, o sabor e a cor dos produtos.
As suas principais vantagens são o menor tempo de congelamento, a menor perda de peso e a melhor qualidade do produto.
Linha Gourmet: embalagens de atmosfera modificada
A linha Gourmet da Messer é a solução em atmosfera modificada para alimentos. Ela insere nas embalagens uma mistura de gases que retardam a oxidação e a deterioração, aumentando o tempo de validade dos produtos.
A Messer fornece gases com diversas concentrações para a solução em atmosfera modificada mais adequada para o seu produto, assim como sistemas de precisão para o fornecimento de gás e misturas de gases na relação e vazão corretas para o equipamento de embalagem.
Em caso de dúvidas, entre em contato com nossos especialistas Messer.