O café é uma das bebidas mais populares do mundo, com mais de 2 bilhões de xícaras consumidas por dia, de acordo com dados de 2022.
Para atender a essa demanda, o Brasil se destaca entre um dos principais produtores mundiais do grão, com o Vietnã e a Colômbia. Contudo, os números altos em nosso país não ficam só por conta da produção. Ficamos atrás apenas dos Estados Unidos entre os principais consumidores de café do planeta.
Apesar disso, o Brasil enfrenta grandes desafios nos processos produtivos. Com o apoio da tecnologia, novas frentes de produção são descobertas e, dia após dia, os produtores buscam aliar produtividade, qualidade e sustentabilidade para conseguir produtos com melhor custo-benefício – para eles e para o meio ambiente.
Quer saber mais sobre esse tema? A Messer preparou este artigo que trata sobre o uso dos gases na produção cafeeira, desde o plantio até o embalamento.
Confira aqui quais são as maiores dificuldades enfrentadas pelo setor e como a utilização de gases pode ajudar a produção a ser mais eficiente e sustentável.
Desafios da produção cafeeira na atualidade
Como qualquer produção rural, a cafeicultura tem nas pragas, doenças e fungos um grande desafio. Esse tipo de doença pode provocar grandes perdas na lavoura e diminuir a qualidade dos grãos, além de que evitá-las demanda bastante tempo e investimento.
Outro grande desafio é a sustentabilidade. Já faz muito tempo que ela deixou de ser conversa de ativistas. Hoje, ela se tornou uma necessidade e uma exigência do mercado consumidor.
Contudo, na prática, produzir um café sustentável não é fácil. Isso porque essa lavoura é uma das que mais contribuem para a emissão de gases do efeito estufa, uma consequência do grande volume de água e energia necessários para a produção, o transporte e a embalagem.
Para reforçar essa ideia, estudos indicam que as mudanças climáticas podem tornar 50% das terras nas quais se planta arábica e robusta improdutivas até 2050. Ou seja, tornar a produção mais sustentável é urgente.
O uso dos gases em favor da melhoria produtiva e sustentável
Pesquisadores da área apontam que o aumento dos gases de efeito estufa lançados na atmosfera variam de acordo com a mecanização do processo.
Por isso, é essencial a realização de um inventário de emissão de GEE, pois, a partir dele, é possível comparar a emissão de gases de café de diferentes produtores, distinguindo-os quanto a seus potenciais sustentável e ecológico.
Com o apoio de diferentes tipos de processos e cultivos, cilindros de gases podem ser utilizados para reduzir o uso de máquinas poluentes e contornar o prejuízo causado pelas mudanças na temperatura do planeta.
Assim, as soluções vêm desde o plantio até a escolha do cultivo e do maquinário, bem como do processo de colheita e de moagem e logística.
É um caminho longo, que requer consciência e estudos, mas que tem potencial para aumentar a produção e contribuir para a redução de poluentes.
Tecnologia de gases para produzir café
A tecnologia de gases pode ser usada em diversos processos que fazem parte da produção de café, trazendo mais sustentabilidade, aumentando o tempo dos produtos (e otimizando a produção) e diminuindo perdas.
Conheça algumas soluções.
Estufa indoor
A estufa indoor é um ambiente controlado para o plantio de café. Assim, é possível controlar a composição da atmosfera interna, garantindo a presença dos gases necessários, como o CO2, para que as plantas se desenvolvam plenamente.
Além disso, essa solução evita a emissão de gases do efeito estufa, tornando a produção, além de mais eficiente, mais sustentável.
Fazenda vertical
As fazendas verticais também são ambientes controlados para o plantio de café. Ou seja, também é possível controlar a composição da atmosfera, evitar a emissão de gases do efeito estufa e garantir maior produtividade.
Um exemplo foi encontrado em São Paulo. Por trás dos prédios, uma fazenda vertical de café foi criada com o objetivo de aprimorar as pesquisas científicas. Ela usa a técnica de hidroponia, modalidade de cultivo que permite uma redução de 95% no consumo de água.
O cafezal está no Instituto Biológico desde os anos 1950 e apoia uma agricultura sustentável e regenerativa, representando o maior cafezal urbano.
Nesse caso, um dos gases que podem contribuir significativamente para o crescimento das plantas é o oxigênio. Ele entra no processo de enriquecimento da água e confere benefícios para os resultados finais, garantindo maior aproveitamento da safra.
Spray dryer
O spray dryer é uma máquina industrial que funciona como um secador por pulverização. Na produção cafeeira, ele é utilizado para a secagem dos grãos. A tecnologia aplicada neste equipamento permite que ele seque totalmente o produto, mantendo a umidade padronizada de acordo com a necessidade de cada produtor.
Além do café, essa tecnologia costuma ser aplicada na produção de leite em pó, sucos, sopas instantâneas, entre outros alimentos.
Nesse caso, a sustentabilidade pode ser unida a caldeiras ecológicas e a lavadores de gases que usam exclusivamente fontes renováveis de energia. Assim, a coleta e a análise de dados permitem a redução do desperdício e contribuem para tornar a atividade ecologicamente sustentável.
Atmosfera modificada para empacotamento
A modificação de atmosfera é uma técnica utilizada em embalagens para que os produtos sejam conservados por mais tempo. Isso é feito por meio da introdução de gases dentro da embalagem.
O processo modifica a composição da atmosfera interna, fazendo com que perca as suas características originais e, por isso, não seja favorável ao desenvolvimento de microrganismos.
O principal benefício da atmosfera modificada para embalagens de alimentos é o aumento do tempo de prateleira, mas, além disso, a técnica traz outras vantagens, como a conservação da textura, do sabor e do frescor.
Conheça as soluções da Messer para produção cafeeira
Em mais de 100 anos de história, a Messer vem oferecendo soluções tecnológicas em gases especiais e industriais e equipamentos para indústrias dos mais diversos setores.
Para produtores de alimentos e bebidas, a empresa oferece soluções em processos e equipamentos que asseguram o aumento na produtividade e ganhos de qualidade.
Conheça algumas que podem ser aplicadas na produção de café.
Cilindros de O2
Os cilindros de oxigênio são fundamentais para a produção cafeeira. Como dito acima, este gás tem um papel fundamental no enriquecimento da água usada para irrigação da safra.
Com o apoio da Messer, que oferece cilindros de qualidade, é possível reforçar a qualidade dos grãos e também o crescimento e força da planta.
É uma solução natural, que impulsiona a produção, e que oferece um excelente custo-benefício aos produtores.
Cilindros de CO2
O gás carbônico favorece o desenvolvimento das plantas de café, fazendo com que cresçam e produzam mais. Na produção de café moído, o CO2 também contribui para que o aroma seja preservado e, no café líquido, ele reduz a viscosidade da bebida.
Na prática, os cilindros de CO2 podem ser aplicados tanto nas produções indoor quanto compor as misturas de gases nas embalagens de atmosfera modificada.
Cilindros de N2
Na produção de café, o nitrogênio é utilizado para diminuir as partículas da bebida, o que aumenta a sua qualidade. Ele também é usado no processo de maturação na etapa de enxágue dos grãos, evitando que o CO2 escape e prejudique a qualidade do produto.
Os cilindros oferecidos pela Messer têm qualidade atestada e podem contribuir para processos produtivos e para a composição de misturas de gases para embalagens de atmosfera modificada.
Linha Gourmet
A Linha Gourmet é a solução da Messer para a modificação de atmosfera nas embalagens de café. O seu principal benefício é o aumento do tempo de prateleira, inclusive em comparação com a embalagem a vácuo.
Esse processo minimiza a necessidade de uso de aditivos e conservantes e ainda preserva as características do produto por mais tempo.
Faça suas compras pela Loja Messer
Fazer cotação de cilindros pelo telefone é coisa do passado!
Adquira seus produtos em poucos cliques por meio da Loja Messer, o e-commerce de gases industriais, medicinais e especiais.
Por lá, além de fazer as suas compras na hora que quiser, você tem acesso a diversos serviços, como acompanhamento de pedidos, emissão de segunda via e acesso a certificados de qualidade e segurança de todos os produtos.
Clique aqui e conheça nossos produtos.
Quer levar as soluções da Messer em conservação de alimentos para a sua empresa? É só clicar aqui e falar com um Especialista Messer.